Conselho Deliberativo da ACIC avalia ações do primeiro semestre

Por MB COMUNICAÇÃO em 03/08/2021 às 17:13:31

Atualização e balanço das ações realizadas pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) no primeiro semestre deste ano foram os temas de reunião do Conselho Deliberativo da entidade nesta semana. Também foram abordadas atividades para o segundo semestre e aprovada uma proposta de melhoria na gestão interna da ACIC. Participaram o presidente da entidade, Nelson Eiji Akimoto, o presidente do Conselho Deliberativo, Gelson Dalla Costa, e os conselheiros.

Nos primeiros seis meses do ano, foram 645 ações, entre elas 30 reuniões semanais de diretoria, mais de 540 reuniões on-line e 17 reuniões externas. A ACIC mantém atividades de aproximação com os associados, como o projeto ACIC nos Bairros, ACIC na Casa do Associado e encontros on-line. Entre as iniciativas citadas na reunião, estão medidas para auxiliar as empresas no enfrentamento à pandemia, como reforço do contato com representantes dos Poderes Executivo e Legislativo municipal, estadual e federal para desenvolver ações conjuntas. A entidade também participa ativamente, desde o ano passado, do comitê de enfrentamento à covid-19.

A ACIC criou o Fundo Garantidor de Crédito ACIC/GaranteOeste. O objetivo é disponibilizar recursos financeiros aos associados com facilidades de prazos e carência. Também foi disponibilizada orientação jurídica e tecnológica aos associados e desenvolvido o projeto Mentoria Solidária, para auxiliar na gestão dos negócios. Para movimentar, valorizar e motivar as pessoas a comprarem das empresas locais, a ACIC lançou duas campanhas. O selo "Produzido em Chapecó", com objetivo de valorizar as empresas, os produtos e os serviços locais, e a campanha "Pequenas Ações, Grandes Atitudes", um movimento para motivar a comunidade a aquecer a economia através de pagamentos antecipados e da compra de micro e pequenos negócios. Também são disponibilizados os Classificados ACIC Telegram e o Desconto ACIC +.

A campanha "Reforma Tributária – Se não for agora, será quando?" defende três aspectos principais: simplificação, redução da carga tributária e urgência da implantação, além de uma reforma administrativa ampla e justa. A ACIC também lançou o "Portal Social da ACIC", que é um ponto de encontro de projetos da cidade e da região que estão captando recursos através de leis de incentivo e as empresas que podem destinar parte do Imposto de Renda devido.

A ACIC continuou a defesa de suas tradicionais bandeiras, como a infraestrutura, melhorias no Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, nas rodovias e na comunicação, como investimentos nos serviços de internet e de telefonia celular. A segurança pública e ações para melhorar o fornecimento de água também são pautas da entidade.

Na área da saúde a ACIC realizou relevante trabalho. Para auxiliar no enfrentamento à covid-19, desenvolveu a campanha "Salve Vidas", que arrecadou R$ 1.018.815,36 para o Hospital Regional do Oeste (HRO) adquirir equipamentos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A entidade também apoiou a campanha SOS Chapecó e Região, que arrecadou mais de R$ 2,5 milhões. Outra importante iniciativa na área foi o engajamento – em cooperação com outras instituições – para o credenciamento do Centro de Atendimento de Urgência aos Pacientes com AVC Tipo III do Hospital Regional do Oeste (HRO). A portaria que habilita o funcionamento do serviço com recursos federais foi assinada no dia 30 de julho deste ano pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

NÚCLEOS EMPRESARIAIS

Os núcleos empresariais também desenvolvem ações, como o Programa Inovamente (Núcleo das Automecânicas), campanha de doação de sangue (Núcleo de Academias) e projeto Leite do Bem, de auxílio à Associação dos Voluntários do Hospital Regional do Oeste (Núcleo de Gestão pela Excelência).

A ACIC possui 13 núcleos, com participação de 300 empresas e 350 nucleados. No primeiro semestre, os grupos empresariais promoveram mais de 70 reuniões, 20 capacitações, além de campanhas sociais e outros eventos. Para o segundo semestre, serão realizados o Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade (Núcleo de Sustentabilidade), projeto 20 Minutos (Núcleo de Jovens Empresários), um evento de gestão (Núcleo Multissetorial) e a Semana dos Núcleos, entre os dias 9 e 14 de agosto. A ACIC também realizará os tradicionais eventos Vida Empresarial, em setembro, e o Empresário do Ano, em novembro

Nelson Akimoto ressaltou o envolvimento dos 23 diretores e de todos os voluntários que participaram para que as ações tivessem resultado. "A diretoria se reúne toda semana para tratar de assuntos da entidade e da sociedade. A equipe de colaboradores também se dedica e, além das atividades diárias, mantém em andamento a Mercoagro, que precisou ser adiada em função da pandemia", frisou, ao acrescentar que sugestões são sempre bem-vindas. "Os conselheiros, associados e demais pessoas que tiverem ideias ou que queiram contribuir de alguma maneira, podem nos procurar", acrescentou.

Gelson Dalla Costa enfatizou que o trabalho desenvolvido pela entidade é muito relevante para toda a sociedade. "A ACIC evoluiu nos últimos anos, estando cada vez mais envolvida com a classe empresarial, com o acompanhamento das ações dos poderes públicos, sempre buscando auxiliar e, quando necessário, cobrar, além de realizar um amplo trabalho que beneficia todo o município. Não é só a classe empresarial que ganha com a atuação da ACIC, é toda a sociedade", concluiu.

Comunicar erro
Orcontabil -

Comentários

nespolo 3
Mahh - Marcela
MVA